Acompanhe, então, as 12 dicas da Serasa, e comece agora mesmo a aplicá-las em seu dia-a-dia. Confira!

1. Planejamento financeiro

Apesar de ser em janeiro a época mais comum para se fazer promessas, juntar dinheiro e realizar investimentos, sempre é hora de começar. Uma boa forma de realizar esses objetivos sem dúvida é tendo um bom planejamento financeiro. E um ótimo jeito de começar a ter planejamento financeiro certamente é consultando seu Serasa Score.

2. Faça consultas regularmente ao seu Score

No entanto, não basta iniciar seu planejamento e nunca mais revisar seu score. Para aumentar o score de crédito, é preciso tomar atitudes regularmente para alcançar esse objetivo, consultando sempre que possível o seu score.

3. Evite ficar com o nome sujo

Se você possui pendências de pagamento e, por isso, está com o nome negativado, busque quitar essas dívidas e ficar em dia com os órgãos de proteção ao crédito. Com o tempo, essa atitude vai aumentar seu score.

4. Compras que cabem no seu bolso

Além disso, sempre pense no amanhã. Quando fizer qualquer tipo de compra, faça pesquisas que garantam o melhor preço e estipule um limite de gastos que caiba no seu bolso. Afinal, manter as contas em dia é um ponto positivo para aumentar o score de crédito.

5. Para as datas comemorativas

Mantenha bons hábitos como consumidor, principalmente durante datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outras. Antes de comprar qualquer coisa, esteja em dia com as contas, mantenha o nome limpo e mantenha sempre seu cadastro no Serasa atualizado.

6. Festa junina?

Mesmo durante a pandemia, é provável que algumas famílias queiram manter a tradição e comemorar as festas juninas dentro de casa. Por isso, se for comemorar, não esqueça de estar com as contas em dia e não abusar nas compras do mercado. Faça pesquisas sempre.

7. Meio caminho andado

Para aumentar o score de crédito do Serasa, é preciso lembrar que a pontuação é dinâmica. Assim, seu score pode mudar de um dia por outro. A variação depende, em grande parte, de como você se comporta em relação ao mercado.

Uma boa saída é colocar todas suas contas no débito automático, não tendo o risco de esquecer e entrar no cheque especial. Fazer pagamentos sempre no débito e à vista certamente também é uma boa estratégia.

8. Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo funciona como um currículo financeiro. Nele, entram o pagamento de contas em dia, as compras com cartão de crédito e os empréstimos, financiamentos e crediários realizados. Portanto, mantenha sempre seus pagamentos em dia para aumentar o score de crédito.

9. Independência das dívidas

Caso você esteja endividado, tente quitar suas dívidas o mais rápido possível. Como já explicamos, ter pendências em aberto não ajuda a aumentar o score de crédito na Serasa. Uma boa solução é procurar a empresa ou instituição para a qual você está devendo e negociar esse pagamento.

10. 20% do seu salário

Essa dica é valiosa: evite comprometer mais do que 20% do seu salário com dívidas. Se você recebe R$ 2.000 por mês, por exemplo, suas prestações não devem ser maiores do que R$ 400.

11. Acabe com maus hábitos

Reduza gastos desnecessários, tenha uma poupança para emergências, faça um orçamento e uma lista de suas dívidas e, quando for pedir crédito, seja sempre sincero ao fornecer informações. Além disso, busque sempre pagar suas faturas e boletos em dia. Isso tudo ajuda a aumentar seu score de crédito e sua reputação no mercado.

12. Seja constante

Por fim, infelizmente você não vai aumentar o score de crédito do dia para a noite, e aumentá-lo não significa que ele estará sempre alto. Dedique-se em tempo integral, durante todos os meses do ano, e siga as regras básicas: nome limpo, dados atualizados, contas pagas em dia e cadastro positivo.

—–

E então, o que achou das dicas do Serasa? Com elas, fica muito mais fácil aumentar o score de crédito no Serasa e ter mais tranquilidade na sua vida financeira. Por isso, siga todos os passos para não perder o seu controle financeiro novamente.

Enfim, gostou da matéria sobre as 12 dicas para aumentar o score de crédito? se inscreva em nosso site newslester para receber mais infomaçoes